Sem dúvida, cuidar das cobranças é uma das tarefas mais complexas da gestão de um negócio. E fazer isso de forma manual, além de consumir muito tempo, pode ser arriscado — um boleto errado, por exemplo, pode trazer muitos problemas para a empresa. Assim, para reduzir custos e ter mais segurança, automatizar cobranças é o mais indicado.

Então, quer saber quais são as outras vantagens de automatizar cobranças? Continue lendo este post e confira:

1. Agilidade na emissão e envio de boletos

Emitir, enviar e checar boletos de forma manual exige muito tempo e profissionais dedicados. Assim, quando a empresa começa a crescer, um problema comum é a demora ao fazer emissões, o que prejudica a fluidez do negócio. Com a emissão automática, você não precisa contratar novos funcionários ou remanejar equipes para acompanhar a expansão das vendas.

Muito pelo contrário, você pode livrar colaboradores de tarefas repetitivas e contar com eles em partes estratégicas da empresa.

2. Redução de custos

Sem a necessidade de contratar funcionários apenas para emitir e controlar boletos, você vai reduzir seus custos. E, como a probabilidade de erros diminui bastante ao automatizar cobranças, as despesas para solucionar falhas também ficam menores, ou mesmo deixam de existir no negócio.

3. Reduz a inadimplência

A cobrança no momento exato reduz em grande escala a inadimplência.  Um sistema de cobrança cuidará de todo o processo, enviando mensagem específicas para cada situação do cliente. Desde o momento pós venda até o aviso de cobrança judicial, caso seja necessário.

Construindo essa relação com o cliente, ele lembrará mais fácil dos débitos que tem com o seu negócio e estará mais propenso a pagar em dia. Com a automatização do processo, você cuidaria pessoalmente de clientes inadimplentes apenas em casos especiais, como por exemplo longos atrasos ou cobrança judicial.

4. Melhora no relacionamento com clientes

A tecnologia ainda contribui para a melhora no relacionamento com clientes. Evitando a cobrança direta, por telefone ou pessoalmente, você profissionaliza a relação e garante aos inadimplentes discrição e a oportunidade de fazer o contato no momento apropriado. Dessa forma, a economia de tempo se torna outra aliada, já que é possível acionar vários clientes ao mesmo tempo.

5. Relatórios automáticos e completos

Com tantos aspectos do próprio negócio para controlar, ter acesso a informações corretas e práticas faz toda a diferença. Ao automatizar cobranças, você pode gerar relatórios completos em tempo real, que o ajudam a avaliar a situação do fluxo de caixa e a tomar as melhores decisões.

6. Base de contatos atualizada

Além de contribuir para o relacionamento com clientes, a automação mantém a base de contatos atualizada. Mesmo quando um cliente está inadimplente, ele não deixa de ser uma oportunidade para novas vendas. Logo, com o contato correto em mãos e a melhor abordagem de cobrança, é possível reverter atrasos e dívidas em fidelização.

7. Automatizar cobranças é vantagem competitiva

Com informações em tempo real sobre a situação da emissão, pagamento e cobrança de boletos, o controle financeiro fica mais ágil e seguro. Dessa forma, a tomada de decisão será mais assertiva e a empresa terá uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Enfim, como vimos, ao usar a tecnologia a seu favor você pode crescer mantendo uma estrutura de custos enxuta e uma gestão eficiente das vendas. Aliás, reduzir os erros na rotina do negócio ainda traz outros ganhos, muitas vezes, difíceis de mensurar, como manter a imagem da empresa junto aos clientes!

Você ganha muitos benefícios automatizando a sua cobrança! Não perca tempo. Entre em contato e vamos te ajudar a crescer com agilidade e segurança.